quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diferentes gêneros cinematográficos

Ensino Médio

Diferentes gêneros cinematográficos

Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Mídias
Conteúdo
Cultura de massa

Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado às seguintes reportagens de VEJA:
Objetivos
Discutir os diferentes gêneros cinematográficos e as preocupações que regem as produções atuais

Conteúdos
Conceito de Arte, gêneros cinematográficos, estética

Tempo estimado
Duas aulas

Introdução

No último domingo, 8 de março, aconteceu a cerimônia de entrega do Oscar 2010, e a revista VEJA desta semana traz uma série de reportagens sobre os filmes que concorreram à mais cobiçada premiação do cinema mundial. A diversidade de obras selecionadas para a premiação deste ano nos leva a pensar sobre os critérios de avaliação de um filme - seja pela tecnologia nele empregada, a estética que apresenta ou a mensagem que se propõe a passar. Aproveite as reportagens e este plano de aula para debater com a turma as características da sétima arte.

Atividades

Aula 1
Peça que os alunos leiam a crítica Lindo até Demais, publicada em VEJA, sobre o filme “Direito de Amar”, de Tom Ford. Diga a eles para analisarem, por meio do texto, em que categoria a película se encaixaria: drama, comédia, épico, histórico, romance, ação ou aventura. Solicite que descrevam esses gêneros, destacando suas principais características. A partir da constatação que se trata de um drama, divida a lousa em partes, colocando em cada uma delas os diversos gêneros, e peça que os alunos mencionem títulos de filmes que conhecem, categorizando-os.

Essa tarefa pode parecer simples num primeiro momento, mas não é. Alguns filmes não são muito favoráveis à categorização. Eles podem conter um pouco de ação, mas serem dramas ao mesmo tempo, podem ser históricos e comédia, há uma série de opções. Mostre aos alunos que, como toda obra de arte, o cinema não é facilmente classificável.

Em seguida, discuta com a moçada se todo filme pode ser considerado arte. Explique a eles que, em 1911, o intelectual italiano Ricciotto Canudo elaborou o Manifesto das Sete Artes, no qual classificou o cinema como a “Sétima Arte”, denominação utilizada até hoje. Solicite que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre esse Manifesto e a tragam na próxima aula.

Aula 2
Comece a aula pedindo que os alunos apresentem o resultado da pesquisa realizada em casa. Analise com eles quais são as sete artes e por que algumas têm prioridades em relação às outras. Em seguida, proponha a seguinte discussão à turma: o que nos agrada num filme: a mensagem que ele contém ou a estética em que é produzido? Peça que os alunos releiam a reportagem de VEJA e atentem para o peso da estética no filme de Tom Ford. Discuta com a turma as preocupações que estão em jogo na direção de uma obra cinematográfica.

Em seguida, pergunte à moçada se eles assistiram, nos últimos tempos, algum filme que possua uma mensagem política ou social que os tenha marcado. Podem aparecer diversas obras. Comente com a turma que um dos filmes que concorreram ao Oscar 2010, e que apresenta uma forte mensagem social, é "Preciosa”, de Lee Daniels. A película conta a história de uma adolescente violentada pelo pai e abusada pela mãe, que cresce sem afeto em uma sociedade voltada para os bens materiais e os padrões estritos de beleza. Comente que o filme é um retrato cruel da sociedade americana da década de 1980 e apresenta duras críticas ao modelo vigente. Apresente à turma um trailler da obra, que pode ser encontrado na internet.

Em seguida, comente com a classe outra produção que também concorreu ao Oscar: o filme Avatar, de James Cameron. Exibida inicialmente em Londres, a película estreou no Brasil em dezembro de 2009, nas versões 2D e 3D, e foi sucesso de bilheteria. Pergunte aos alunos quem assistiu ao filme e o que acharam. Conte que se trata de uma história de ficção passada em Pandora, um mundo habitado por nativos denominados Na´vi, que entram em conflito com humanos que tentam dominar seu planeta. Apresente à classe, também, o trailler do filme, disponível na internet.

Peça que os alunos comparem as duas obras e promova um debate sobre a diversidade de objetivos aos quais um filme se propõe.

Para finalizar a aula, solicite aos alunos uma apresentação - em um programa do computador ou por meio de cartazes – sobre filmes que se caracterizaram por uma discussão rica e interessante – que ajudaram a sociedade a pensar seus problemas – e filmes marcados por uma estética inovadora – capaz de revolucionar o modo de fazer a sétima arte. Peça aos alunos que a apresentação seja feita apenas com imagens e, a partir delas, os alunos façam uma argumentação oral.

Avaliação
Verifique, por meio das apresentações em grupo, se a turma compreendeu os conceitos estudados. Preste atenção às ideias apresentadas e à capacidade de argumentação dos estudantes.
Quer saber mais?
Internet
O trailler de “Preciosa” pode ser encontrado no Youtube
O trailler de “Avatar” pode ser encontrado no Youtube

sábado, 23 de abril de 2011

Bullying

Páscoa / Renascimento




Páscoa






É tempo de renovação


É tempo de afinar as cordas do coração,


de repensar nossas atitudes,


de transformar a amargura em felicidade...


É tempo de nos unirmos


e celebrarmos a fé no amor!


Páscoa


Ritual de passagem para a vida,


É tempo do renascimento do Deus


que habita em cada um de nós!






Caroline Schneider

terça-feira, 12 de abril de 2011

Uso seguro da internet

Neste  link vc encontra HQs, sugestões de aulas , cartazes, vídeos , etc sobre o uso seguro da Internet

sábado, 9 de abril de 2011

sites interessantes

Sites e blogs educacionais




www.redespecial.org.br/site www.eusou.com.pt/crianca/
 www.educarede.com.br www.educacao.com.br
 www.juliosantos.com.br/website/conteudo


Estes sites são voltados tanto para aluno como professores. Podemos ver planos de aulas, métodos usados com crianças do ensino infantil até o ensino fundamental.Tem pesquisas de vários assuntos e temas para que professores abordem em sala de aula.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Objetivos de um planejamento

Uma das dificuldades relatadas por professores é na elaboração dos objetivos. Assim, seguem algumas dicas para facilitar o planejamento e acertar no objetivo!


1. Antes dos conteúdos sempre vem os objetivos. Contudo, pense primeiro nos conteúdos, faça uma listagem e depois, para cada conteúdo pense no para quê e por que ensinar tal assunto.
2. Há dois tipos de objetivos: geral e específico;
3. O objetivo geral, como diz o próprio nome, dá uma visão abrangente, generalizada; Resume todos os objetivos em uma meta maior;
4. O objetivo específico refere-se a cada conteúdo, tema e subtemas, estreitando o foco naquilo que deve ser atingido a cada aula ou grupo de aulas;
5. Os verbos a serem escolhidos devem ser de ordem direta e específica;
6. Veja alguns verbos que podem ser usados nos objetivos específicos: Especificar, listar, elaborar, confeccionar, conceituar, classificar, comparar, traçar, analisar, ler, calcular, propor, definir, etc.
7. Veja alguns verbos que podem ser usados no objetivo geral: Compreender, reconhecer, discernir, valorizar, conceituar, construir, elaborar, colaborar, estabelecer, classificar, dirigir, auxiliar, atingir, transformar, criar, ampliar, perceber, questionar, orientar, atender, enriquecer, reagir, despertar, analisar, definir, alcançar.
8. Você pode definir o tempo previsto para alcançar determinada meta. EX: Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de identificar e classificar as partes das plantas.


Não é tão difícil, não é? É só pegar a forma e ter clareza do que você quer atingir, das suas intenções.


Agora, pensados e elaborados conteúdos e objetivos, é só partir para a metodologia!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parabéms para nós!!!!

Parabéns a todos nós que permanecemos ensinando e aprendendo , apesar de tudo e de todas as dificuldades. Um grande abraços aos meus colegas de profissão E vamos em frente!!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RPG NA EDUCAÇÂO

Tema / Proposta
Ciência e Tecnologia evoluem paralelamente. Fundamentado nos conhecimentos nestas duas áreas de conhecimento o BioCyber é um jogo que proporciona o aprendizado através do incentivo pela diversão.

Como o tema trata do avanço bio-tecnológico fica claro o objetivo de levar o aluno a pesquisar a genética humana dentro das Leis de Mendell e junto a estudos de genes e cromossomos o desenvolvimento e mutação das espécies.
Ambientação
O tempo/espaço do BioCyber é o século XXI quando o planeta se vê dominado por Húmus e Mecas, num cenário de caos e devastação, após a explosão de uma bomba genética que levava um vírus, que transformava o cromossomo 21 ,cuja cápsula protéica foi modificada pelo cientista alemão chamado Hienstick e que inoculou este vírus em um ser humano, criando um Húmus, observou que ele possuía poderes físicos , intelectuais e emocionais superiores aos demais seres.

Hienstick sonha dominar o planeta usando estes seres.
Personagens
No mundo de BioCyber existem 3 raças:
Os HUMUS : seres modificados genéticamente pelo vírus que fora lançado na atmosfera após a explosão da bomba.São seres humanos e também outros animais e até mesmo plantas .Apresentam força , inteligência , agilidade e tempo de vida aprimorados e estendidos
OS MECAS :são máquinas criadas pelos rebeldes para combater os húmus , mas que se voltaram contra seus criadores e combatem Húmus e os próprios rebeldes.

Têm forma física de robô humano, entretanto , muitas vezes tomam formas de poríferos e pteridófitas . Apresentam aptidão para batalhas,conhecimento tecnológico e facilidade de transmutação
Os REBELDES : Seres humanos que sobreviveram à explosão e à exposição ao vírus por apresentarem um DNA em que o ácido desorriribonucleico apresenta a base guanina substituída pela pela uracila. Apresentam conhecimentos medicinais e biológicos, astúcia ,alguma força, alguns possuem conhecimento tecnológico, coragem, senso ético e conhecimento de decodificação

Situações e Movimentos
O mestre indicará as missões e os deveres como: convencer inimigos a trocar de lado,recuar, pesquisar outros tipos de cromossomos, destruir inimigos, colher amostras de DNA, pesquisar dados para novos experimentos, etc.


Materiais:

Kits de cirurgia, livros de Genética aplicada,cartuchos de munição, lápis, papéis,

Cartuchos de DNA modificado computadores e dados.
Duração : 1:30h a 2:00h
Critérios para julgamentos : Serão usados dados D6 que serão somados aos pontos das classes.


Conclusão :



O jogo poderá ser concluído aos se encontrar a cura para as mutações dos seres HUMUS e integrá-los a nova Sociedade e com isso dar fim aos MECAS.

História
Um grande cientista de nome Hienstick encontra uma múmia congelada em uma caverna na Alemanha e , depois de vários estudos genéticos ,descobre que pode fazer com que as criaturas do planeta evoluam portando poderes que os tornariam perfeitos e invencíveis.

Inicia então experimentos com seres humanos e outros animais. Ao observar que os resultados eram positivos, decide criar um exército desses seres para dominar o planeta e ser seu Chefe Supremo.

Acontece , porém que estes seres, de tão perfeitos, fogem ao controle se Hienstick.

Os HUMUS, como são chamados ,começam a espalhar os vírus pelo planeta e os REBELDES, são os únicos que podem salvar a humanidade.

Você se acha preparado para esta missão?

Então aprofunde-se na Genética e na Biotecnologia e resgate a Paz e a vida da raça humana.

sábado, 28 de agosto de 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Com qual candidato você mais se identifica?

Faça este teste e erifique as possibilidades
http://veja.abril.com.br/eleicoes/eleicoes-2010-teste-candidatos-pensa-voce.shtml