quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diferentes gêneros cinematográficos

Ensino Médio

Diferentes gêneros cinematográficos

Planeta Sustentável

Bloco de Conteúdo
Mídias
Conteúdo
Cultura de massa

Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado às seguintes reportagens de VEJA:
Objetivos
Discutir os diferentes gêneros cinematográficos e as preocupações que regem as produções atuais

Conteúdos
Conceito de Arte, gêneros cinematográficos, estética

Tempo estimado
Duas aulas

Introdução

No último domingo, 8 de março, aconteceu a cerimônia de entrega do Oscar 2010, e a revista VEJA desta semana traz uma série de reportagens sobre os filmes que concorreram à mais cobiçada premiação do cinema mundial. A diversidade de obras selecionadas para a premiação deste ano nos leva a pensar sobre os critérios de avaliação de um filme - seja pela tecnologia nele empregada, a estética que apresenta ou a mensagem que se propõe a passar. Aproveite as reportagens e este plano de aula para debater com a turma as características da sétima arte.

Atividades

Aula 1
Peça que os alunos leiam a crítica Lindo até Demais, publicada em VEJA, sobre o filme “Direito de Amar”, de Tom Ford. Diga a eles para analisarem, por meio do texto, em que categoria a película se encaixaria: drama, comédia, épico, histórico, romance, ação ou aventura. Solicite que descrevam esses gêneros, destacando suas principais características. A partir da constatação que se trata de um drama, divida a lousa em partes, colocando em cada uma delas os diversos gêneros, e peça que os alunos mencionem títulos de filmes que conhecem, categorizando-os.

Essa tarefa pode parecer simples num primeiro momento, mas não é. Alguns filmes não são muito favoráveis à categorização. Eles podem conter um pouco de ação, mas serem dramas ao mesmo tempo, podem ser históricos e comédia, há uma série de opções. Mostre aos alunos que, como toda obra de arte, o cinema não é facilmente classificável.

Em seguida, discuta com a moçada se todo filme pode ser considerado arte. Explique a eles que, em 1911, o intelectual italiano Ricciotto Canudo elaborou o Manifesto das Sete Artes, no qual classificou o cinema como a “Sétima Arte”, denominação utilizada até hoje. Solicite que os alunos façam uma pesquisa na internet sobre esse Manifesto e a tragam na próxima aula.

Aula 2
Comece a aula pedindo que os alunos apresentem o resultado da pesquisa realizada em casa. Analise com eles quais são as sete artes e por que algumas têm prioridades em relação às outras. Em seguida, proponha a seguinte discussão à turma: o que nos agrada num filme: a mensagem que ele contém ou a estética em que é produzido? Peça que os alunos releiam a reportagem de VEJA e atentem para o peso da estética no filme de Tom Ford. Discuta com a turma as preocupações que estão em jogo na direção de uma obra cinematográfica.

Em seguida, pergunte à moçada se eles assistiram, nos últimos tempos, algum filme que possua uma mensagem política ou social que os tenha marcado. Podem aparecer diversas obras. Comente com a turma que um dos filmes que concorreram ao Oscar 2010, e que apresenta uma forte mensagem social, é "Preciosa”, de Lee Daniels. A película conta a história de uma adolescente violentada pelo pai e abusada pela mãe, que cresce sem afeto em uma sociedade voltada para os bens materiais e os padrões estritos de beleza. Comente que o filme é um retrato cruel da sociedade americana da década de 1980 e apresenta duras críticas ao modelo vigente. Apresente à turma um trailler da obra, que pode ser encontrado na internet.

Em seguida, comente com a classe outra produção que também concorreu ao Oscar: o filme Avatar, de James Cameron. Exibida inicialmente em Londres, a película estreou no Brasil em dezembro de 2009, nas versões 2D e 3D, e foi sucesso de bilheteria. Pergunte aos alunos quem assistiu ao filme e o que acharam. Conte que se trata de uma história de ficção passada em Pandora, um mundo habitado por nativos denominados Na´vi, que entram em conflito com humanos que tentam dominar seu planeta. Apresente à classe, também, o trailler do filme, disponível na internet.

Peça que os alunos comparem as duas obras e promova um debate sobre a diversidade de objetivos aos quais um filme se propõe.

Para finalizar a aula, solicite aos alunos uma apresentação - em um programa do computador ou por meio de cartazes – sobre filmes que se caracterizaram por uma discussão rica e interessante – que ajudaram a sociedade a pensar seus problemas – e filmes marcados por uma estética inovadora – capaz de revolucionar o modo de fazer a sétima arte. Peça aos alunos que a apresentação seja feita apenas com imagens e, a partir delas, os alunos façam uma argumentação oral.

Avaliação
Verifique, por meio das apresentações em grupo, se a turma compreendeu os conceitos estudados. Preste atenção às ideias apresentadas e à capacidade de argumentação dos estudantes.
Quer saber mais?
Internet
O trailler de “Preciosa” pode ser encontrado no Youtube
O trailler de “Avatar” pode ser encontrado no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário