domingo, 24 de maio de 2009

Unidade 2 _Percepções_ ao_ navegar_ por_ hipertextos




Navegar em um hipertexto é como sair à deriva de um porto usando somente uma bússola e de repente, deixar-se levar por novos atalhos em que a imaginação, a curiosidade e o interesse se tranformam em magnetismo e a gente fica conhecendo novos e inesperados saberes e criando habilidades.

E a gente se sente impelido a ir em frente ,a se arriscar, até que vem a sensação que "se errou o caminho , mas se descobriu o Brasil."

A sensação é a de que a gente é o timoneiro , no entanto, acaba-se por deixar-se o vento levar e sentir apenas a sensação de liberdade do encontro inesperado.
Mas achei uma coisa interessante: em um texto ,li que um hipertexto pode ser também escrito em papel como é o caso dos dicionários e do (*) asteriscos em algumas páginas de livros . E concordei, porque, realmente, todos os dois casos nos remetem á outras explicações que nos ajudam a entender melhor o assunto.

Mas, como estamos ligados à Educação, estou postando este texto explicativo que penso ser bastante elucidativo. ele está em :



Hipertexto e Educação
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]

Nenhum comentário:

Postar um comentário