domingo, 19 de abril de 2009

Ativ-5_vera gama


Ativ-5_vera gama


Cladograma _ _ A árvore da vida



Autor:Franciscati da Silva,Caio Samuel
Coautor _ Lavagnini Carmona,Taís
18/12/2008

Àreas de Conhecimento

Biologia(genética e evolução), Ciências(7º ano),Filosofia ,Inglês, Português ( derivados, sufixos e prefixos)e Temas Transversais, tais como: Sexualidade,Ètica, Diversidade Ètnica,Valores atitudinais como respeito á outras opiniões, saber ouvir, etc


Síntese:

A sugestão mostrou-me uma maneira bem mais lógica, simples e fácil de fazer o aluno entender a evolução dos seres vivos através da construção de cladogramas.
A utilização de desenhos de gatos e outros animais ou plantas em que se vai colocando aos pucos cada característica, facilita o entendimento da Origem e Evolução da vida no nosso planeta.
Recursos: Simples e fácil - papéis para desenho e lápis de cor(optativo), quadro negro, pesquisas na NET

Avaliação;

Devido ao caráter dialógico do assunto, certamente , poder-seá avaliar nos debates e seminários em classe quem se aprofundou mais ou menos no tema.
Esta avaliação deverá ser contínua pois o processo é longo.
Dentro do trabalho em grupo também poder-se-á observar as mudanças de opiniões, atitudes e comportamentos.
Pode-se também avaliar a maneira com que o aluno se apropiou dos conteúdos abordados através de exercícios e dinãmicas de construção de cladogramas .
Uma outra opção é pedir que os alunos façam um relato em grupo ou individual sobre o que lhes chamou mais atenção na temática abordada

Nenhum comentário:

Postar um comentário